QUAL O MELHOR PERÍODO PARA REALIZAR A CASTRAÇÃO EM CÃES ?

24/07/2011 11:44

2011-07-23 20:50

02/02/2010
QUAL O MELHOR PERÍODO PARA REALIZAR A CASTRAÇÃO EM CÃES ?
Dra. RACHEL BORGES

 

Atualmente a quantidade de cães abandonados está aumentando descontroladamente, por isto as campanhas de castração estão crescendo e incentivando que machos e fêmeas realizem o procedimento o mais cedo possível. Na Europa cães que não são utilizados para reprodução quando comprados já estão castrados.

Mas quando seria a melhor época para castrar seu cão? Estudos recentes estão comprovando que nas fêmeas deve ser realizada próximo ao primeiro cio, que ocorre nas de pequeno porte entre 6 e 8 meses, e nas de grande porte normalmente em torno dos 9 meses. Neste período a cadela já obteve total formação de sua morfologia e ainda não ocorreu grande ação hormonal envolvendo a Progesterona, Estrógeno, FSH, LH, Prolactina e Andrógenos. Com isso não evolui para a pseudociese (gravidez psicológica após o ciclo comum entre cadelas) e diminui a possibilidade de tumores de mama derivados de retenções de leite no tecido.

Após ultrapassar o período do primeiro cio a castração passa a ser necessária para realizar o controle populacional de cães, e também para prevenir que a cadela desenvolva a patologia piometra (acúmulo de conteúdo uterino ocasionando infecção grave) que recentemente leva a óbito mais de 40% das cadelas com idade acima de 7 anos, que poderá ser diagnosticada apenas por um Médico Veterinário. O tratamento para esta alteração é apenas cirúrgico e quando diagnosticada rapidamente a evolução do pós- operatório é lenta, mas costuma a obter sucesso.

A castração para os machos é indicada para evitar filhotes indesejáveis, em alguns casos quando realizada antes de 1ano, a agressividade, e futuramente uma hiperplasia de próstata.

A opção pela realização da castração no Brasil ainda é opção do proprietário, porém a conscientização é fundamental para diminuir a quantidade de animais abandonados e também prevenir o desenvolvimento de várias doenças.