CESARIANA EM GATOS - quando é necessária ?

24/07/2011 11:48

2011-07-23 20:49

03/02/2010
CESARIANA EM GATOS - quando é necessária ?
Dra. RACHEL BORGES RIBEIRO


A gestação dos felinos domésticos dura em média 58-65 dias, podendo variar de acordo com a raça e idade da gata, neste período o acompanhamento do Médico Veterinário é fundamental para observar o desenvolvimento fetal e a saúde da mãe. A maternidade deve ser orientada com alimentação adequada, e não ser utilizado nenhum medicamento que possa comprometer o desenvolvimento dos embriões.
A ultrassonografia junto ao hemograma deve ser realizada um mês antes do cruzamento para avaliar se a gata está saudável e com o útero preparado para a gestação, e repetida de 2 em 2 semanas, sendo a última 4 dias antes do parto para observar o posicionamento dos embriões. Os exames profiláticos são essenciais para preparar o Veterinário para uma possível cesariana em caso de distocia de algum embrião (posicionamento inadequado dentro do útero) ou morte fetal. Muitas vezes o Veterinário consegue com manobras lentas retirar o feto que prejudica a passagem dos demais, mas isto só pode ser executado quando a gata consegue iniciar a expulsão do embrião e não consegue finalizar.
A cesariana normalmente é emergencial e necessária quando alguma alteração é diagnosticada, pois a não realização pode colocar em risco a vida da mãe. Algumas raças possuem uma pré-disposição genética para distocias fetais, estas o acompanhamento deve ser semanal, e muitas vezes realizada a cesariana no período antes da gata iniciar o trabalho de parto.
As fêmeas quando estão acima do peso e possuem mais de cinco anos, aumentam a possibilidade de obter complicações no momento do parto. O procedimento cirúrgico é simples, mas deve ser realizado no momento certo, caso contrário dificilmente os filhotes sobrevivem e poderão apresentar no futuro grandes seqüelas.