FELINOS E SEUS PETISCOS EXÓTICOS

24/07/2011 11:43

FELINOS E SEUS PETISCOS EXÓTICOS

2011-07-23 20:51


FELINOS E SEUS PETISCOS EXÓTICOS
DRA. RACHEL BORGES RIBEIRO

 

Os Felídeos ou felinos atualmente são considerados os maiores caçadores existentes em ambientes domésticos espalhados por todo mundo. Os gatos domésticos são de origem distante dos felinos selvagens, por isto possuem hábitos diários de caçar, caminhar delicadamente sobre locais difíceis e também a habilidade de abordar presa como insetos, pequenos mamíferos (ratos), aves e pequenos répteis em fração de segundos.

Os gatos domésticos não caçam para comer, mesmo que sejam alimentados de rações da melhor qualidade sempre estarão aguardando a primeira presa aparecer. O felino precisa desenvolver este instinto na fase de crescimento, por isto há uma grande importância em estimular brincadeiras com ratos, bolinhas e penas com movimentos e a erva CAT NIP, que o façam se exercitar.

Grandes patologias que aparecem na fase adulta do gato estão relacionadas a ganho de peso, e um dos fatores associados é a falta de exercício. Nunca repreenda seu felino ao chegar com uma presa em sua boca e mostrar a você, ele executa este papel como membro contribuinte do alimento da casa, o instinto de caçar sempre será induzido pela competição e demonstração.

O fato do gato ser castrado não está relacionado a raça, normalmente o fator é genético. As fêmeas são melhores caçadoras do que os machos, estas características são importantes para quem precisa dos felinos em suas residências para afastar os ratos.

Mas, atenção é muito importante que os gatos domésticos estejam sempre vermifugados, vacinados e tenham grande acompanhamento veterinário, pois algumas presas podem passar parasitos e protozoários aos felinos domésticos.