Gatos Briguentos

23/07/2011 20:48

02/08/2010
GATOS BRINGUENTOS
Dra. Rachel Borges Ribeiro


Os Felinos domésticos possuem hábitos noturnos que incluem caçar, reproduzir e explorar território diariamente. Normalmente num grupo tem o felino dominate do território e este quase sempre é portador da maioria das doenças infectocontagiosas dos gatos. Como nos momentos de disputas ocorrem arranhaduras, mordeduras e quedas, a incidência de doenças degenerativas infecciosas vem aumentando. Estas patologias não possuem cura, apenas com alguns tratamentos é possível prolongar por um pequeno período a vida dos animais.
A ocorrência de lesões após conflitos é bastante comum, os felinos normalmente disputam fêmeas no cio, território ou alimento. A recomendação para fêmas e machos dos gatos domésticos sempre será a castração Além do controle de natalidade, também ocorrerá diminuição hormonal levando o felino a reduzir as brigas indesejáveis. Os machos normalmente são mais agressivos e possuem garras mais desenvolvidas devido a diferença de tamanho para as fêmeas.
No caso de algum felino aparecer lesionado o tratamento de urgência seria lavagem com soro fisiológico seguido de uma aplicação de iodo povidine isolada, e dando continuidade com pomadas cicatrizantes no local e antibiótico oral. Quando possuir mais de um felino doméstico manter o lesionado isolado por um período de sessenta dias após o occorido, não liberar o contato com os demais antes de realizar um exame de sangue completo e específico para FIV e FELV. Além de cultura e antibiograma no caso de permanência da lesão para que seja identificado a presença de fungos que podem ser zoonoses, como por exemplo espotricose. Para manipular o animal neste período será necessário sempre a utilização de luvas, máscara e focinheira no caso do felino ser agressivo. O acompanhamento de um Médico Veterinário será fundamental nestes casos, pois o gato deve estar devidamente vacinado evitando assim a proliferação de doenças mais graves, como a raiva. Campanhas de vacinação ocorrem anualmente e as demais devem ser aplicadas em um consultório Veterinário.
Animais imunodeprimidos que possuem exposição a outros podem contrair doenças respiratórias e também transmitir para os demais, por isto em hipótese nenhuma deve-se permitir que os gatos façam passeios noturnos e retornem ao ambiente doméstico sem uma observação prévia. Felinos domésticos precisam possuir hábitos adequados para que a relação com seus donos seja correta e agradável.